Muito bem, agora que sou straightedge, os desafios começam a surgir. Desde que decidi tornar-me straightedge (01-01-2010), tenho tido ofertas de bebidas, tabaco, gajas, e como se não bastasse, há sempre a tentação de começar um vício em qualquer coisa(não quero especificar). Obstáculos esses que, como é óbvio, eu passei no primeiro mês da minha cruzada straightedge.
À medida que este mês foi passando e os meus amigos foram descobrindo da minha mudança, encontrei todo o tipo de reacções, como, por exemplo "a sério? fico feliz por ti"(desprezo a fingir que se importa), "nao vais aguentar muito"(dúvida/desafio), "TU? STRAIGHTEDGE? AHAHAHAHA AHAHAHA"(o palhaço de um amigo meu de infância xD), "ahahah vamos ver logo a noite o straightedge"(como quem diz 'logo à noite nem te lembras do straightedge') e até mesmo "straightedge? boa. o que é isso?"(pura ignorância).
Mas, no meio disso tudo o que nunca me tinham perguntado foi o porquê.
Porque é que escolhi o straightedge? Nunca me tinham perguntado até ao dia 5 de Fevereiro, quando uma colega minha soube disso, primeiro disse que já gostava mais de mim, coisa que duvido, depois perguntou se fui eu que escolhi isso (claro que disse que sim), e depois perguntou porquê.
Ao princípio fiquei meio atrapalhado, não sei porquê. Tinha a resposta na ponta da língua mas por um lado não a queria revelar, lá consegui que a conversa tomasse outro rumo e acabei por não ter que responder. Medo? Não é bem. É uma longa história que só uma alma além da minha tem o conhecimento e acho que nao me senti preparado para contar naquele momento. Hesitei.
Na mesma conversa, um colega meu perguntou "não fumas, não bebes, não tens vícios, entao o que fazes?" (a pergunta não foi exactamente assim, mas hey, não sou uma máquina de decorar perguntas), para essa pergunta também tinha a resposta certa, mas como havia demasiado barulho, não me quis dar ao trabalho de quase estar para ali a gritar para me fazer ouvir com clareza.
Quanto a essa pergunta, escolhi o straightedge, não para entrar num molde, não para entrar num grupo, não para me afirmar, nem para seguir uma imagem social, mas porque é o melhor para mim.
Quanto à outra pergunta, a resposta vai continuar entre as duas almas que a sabem. Talvez faça outro post a contar a história, noutra altura. Agora não.
Quem é straightedge consegue dizer não a qualquer tipo de tentação social, em qualquer tipo de situação. Ser straightedge é ter a coragem de não se esconder atrás de drogas, para fugir aos problemas, ou ter a coragem de fazer as asneiras que quiser sem usar a desculpa de que estava bebedo, ser straightedge é ter o direito de não querer fumar mesmo quando se está rodeado de 20 fumadores, todos a convidarem-te a uma passa.
Para aqueles que perguntam ainda o que é ser-se straightedge, eu vou explicar de forma esclarecedora e resumida, ser straightedge é não fumar, não beber, não tomar drogas, não ter vicios, não foder gajas sem sentimento, ser straightedge é ser melhor que tu.
Portanto, just say no.
domingo, 7 de fevereiro de 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário