Há pouco mais de 10 anos havia este miúdo que estava para entrar pela primeira vez na escola primária. Tinham-lhe dito que ia aprender montes de coisas na escola, que os professores iam-lhe ensinar imensas coisas novas, e que ele ia adorar.
Esse miúdo esperou, atentamente, pelo momento em que alguém lhe ia ensinar aquilo que ele queria aprender. Esperou e esperou, e nada.
Passou um ano, passaram dois, três, quatro...passaram sete anos e nada. Foi aí que ele começou a perceber que não era isto que ele queria.
Foi aí que fez aqueles que daí a uns anos seriam grandes amigos, e foi aí que descobriu aquilo que daí a anos...meses...dias, seria aquilo que ele queria aprender.
Ele cresceu, os amigos cresceram, fez novos, esqueceu antigos... muita coisa mudou... mas o seu desejo de aprender o que fosse que queria aprender... não mudou. Ou melhor, mudou. Cresceu com ele e tornou-se num desejo.
Ele teve que ouvir muitos "nãos" e aguentar muitas gargalhadas vindas de fora... mas nada mudou esse desejo, que mais tarde se tornou no sonho.
Passou por muitas alegrias. Muitas tristezas. Muitos risos. Muitas fases. Alegria. Depressão. Extrema alegria. Extrema depressão. Viu muita gente, observou muitos comportamentos e aprendeu.
Afinal, o que lhe tinham dito há 12 anos atrás era verdade; ele aprendeu, de facto muita coisa... mas nenhuma (ou quase nenhuma) lha foi ensinada pelos professores.
Aprendeu que há coisas que não se aprendem por outrém, apenas se nasce com elas e as aperfeiçoa... ou não nasce com elas. Aprendeu que esse é o verdadeiro conhecimento, e não o que está nos livros. Esse conhecimento não é conhecimento, é apenas informação. Cada um aprende sozinho a conhecer. E quem não aprende, nunca lhe poderão ensinar, porque não é algo que se ensine.
Aprendeu que os olhos das pessoas dizem mais que a cor que mostram, e os lábios dizem menos que o som que ouvimos...e não só...
Aprendeu a dar conselhos: 1ª:não digas tudo o que sabes. 2ª:...
Aprendeu a distinguir o verdadeiro do falso, e além disso.
Viu muita coisa, muitas pessoas.
Passou por muito, e...
e...enfim.
So, this is the end of the road... but it has been a hell of a ride.
sábado, 4 de setembro de 2010
Subscrever:
Mensagens (Atom)